Use um pedaço de barra de PVC com cerca de 35 mm de diâmetro para fazer o corpo principal da aranha e a base em 45 graus. Corte um pedaço com 10 mm de espessura para fazer o corpo principal da aranha (peça à esquerda da foto). Em seguida corte outro pedaço com ângulo de 45 graus para a base do espelho secundário.

Para montar a aranha é preciso também de um varão com rosca de 3 mm de diâmetro. Corte 3 pedaços com 100 mm de comprimento para as hastes da aranha e outro pedaço com 60 mm de comprimento para o eixo da base em 45 graus.
E três parafusos com 4 mm de diâmetro e 35 mm de comprimento.

Faça um furo central, na parte traseira da base em 45 graus, usando uma broca de 2.5 mm de diâmetro.

Fixe (rosqueie) o pedaço menor do varão com rosca (de 60 mm de comprimento) no furo central da base do secundário. Como o furo é um pouco menor, o varão vai entrar sob pressão criando uma rosca. Isso é importante, pois esse varão deve ficar bem firme e não deve girar/soltar do PVC.

Imagem do corpo principal da aranha com um furo central de 4 mm de diâmetro e três furos (em 120 graus) com 3.5 mm de diâmetro (furos para os 3 parafusos de ajuste do secundário).

Outra imagem do corpo principal da aranha mostrando o furo lateral de 2.5 mm de diâmetro. São três furos (em 120 graus) para fixar as hastes da aranha.

Hastes fixadas no corpo da aranha. Rosqueie as peças maiores do varão (100 mm de comprimento) em cada furo lateral de 2.5 mm. Como o furo é um pouco menor, o varão vai entrar criando uma rosca. As hastes devem ficar bem firmes e sem girar/soltar do PVC. Ajuste o comprimento de cada haste em 105 mm (em relação ao furo central).

Rosqueie os parafusos de ajuste em cada furo de 3.5 mm. Como os furos são menores (se comparado com o diâmetro do parafuso de 4 mm), eles vão criar uma rosca no furo.

O outro lado da aranha mostrando as cabeças dos parafusos. Os parafusos devem girar com maior facilidade para um ajuste mais preciso do alinhamento da óptica. Nesse caso é recomendado usar uma parafusadeira elétrica para deixar o movimento do parafuso mais suave (rosqueando e desrosqueando algumas vezes).

Suporte do secundário praticamente pronto. Introduza o parafuso central, da base em 45 graus, no furo central do corpo da aranha. O secundário é fixado na face com ângulo de 45 graus.

Para manter o conjunto todo unido, use uma arruela e porca como mostra a imagem. O alinhamento é feito atuando nos três parafusos de ajuste.

Suporte pronto. Pinte de preto fosco para um melhor acabamento (ajuda também a reduzir o reflexo). Fixe o espelho usando cola de silicone. Coloque um pouco de cola da base e encoste a face de apoio do secundário. Aplique uma leve pressão no espelho (para espalhar um pouco a cola), alinhe o espelho com a base e espere secar por 24 horas.

Para instalar a aranha no tubo do telescópio, faça três furos no tubo (em 120 graus) na posição correta. As hastes devem passar livremente pelos furos. Coloque a aranha dentro do tubo e introduza a ponta, de cada haste, nos furos. Para fixar a aranha no tubo, use uma porca na extremidade de cada haste.